segunda-feira, 30 de maio de 2011

Imitar é permitido

Calmaê!
Vamos entender esse título... "Imitar é permitido"?!

Pois é, gente! Pode crer que sim!
Na última postagem publicada aqui no blog ("Criando um padrão particular") eu abordei sobre a valorização das características pessoais e peculiaridades de cada um, assim como minha opinião acerca dos modismos constantemente lançados, frutos de um mundo capitalista.

Após uma semana da publicação, mantenho a mesma opinião, porém, hoje eu quero valorizar a imitação!

Não! Não estou com dualismo em minhas concepções.
Hoje quero que você reflita sobre uma passagem bíblica que nos ajudará a entender que tipo de imitação devemos valorizar.

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."
(Efésios 5:1-2)


Então?! Tornou-se claro pra você?!
Esse tipo de imitação é permitido, e foi orientado pelo apóstolo Paulo, o qual foi direcionado pelo Espírito Santo em suas palavras.

Primeiramente, ele orienta que busquemos ser como Deus é, ou seja, santo!
E o próprio Deus orientou a Moisés para que falasse ao povo de Israel que:

"[...] Santos serei, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo."
(Levítico 19:2b)

Deus com certeza não fofoca, não levanta calúnia, não julga, não difama o próximo, não pratica as coisas do mundo, não se envolve em conversas tolas e sujas, não fornica, não adultera, não mata, não rouba, não desrespeita... pelo contrário! Paulo orienta, posterior à primeira frase da passagem, que andemos em amor.

Você precisa 'respirar Deus' para exalar tudo que somente Ele pode proporcionar: amor, alegria, paz, paciência, sabedoria, prudência, domínio próprio, humildade, mansidão... Enfim, santidade!

Mas como eu disse, para isso você precisa RESPIRAR Deus! Para ser santo como Ele é, precisamos estudá-lo.

Para imitarmos algo, procuramos saber como é o 'original'. Com Deus não seria diferente. Estudá-lo significa saber como Ele é, como Ele agiria em determinada situação, o que Ele falaria para determinada pessoa que o magoou, como Deus corresponderia à uma realidade tão cheia de pecado a qual estamos inseridos.


Parece difícil?! Não se você O buscar de todo seu coração.
Com o estudo da Palavra [O Manual! ;)], um coração contrito e desejoso da constante companhia do Espírito Santo, e uma verdadeira vida de adoração a Ele, nós chegamos lá!

Precisamos ter nossa vida baseada nas concepções do Senhor e começar a criar nossas opiniões baseadas nas dEle. A nossa origem é pecaminosa, tendemos sempre a errar, mas tudo fica mais fácil quando estamos firmados na rocha, que é Deus! Eu te convido a renunciarmos nossa carne dia após dia, e cada vez mais chegarmos perto de uma cópia legítima do Senhor!

Não sede santos porque "fulano" ou "sicrano" é santo, mas porque Ele é Santo!!

Essa imitação sim, é divina e faz parte do propósito de Deus pra você!
Ótima semana, santos! ;)
_____________________________________________

"... [Deus] nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor."

(Efésios 1:4)

2 comentários:

  1. Paz seja contigo

    Tenhode concordar contigo Camila e sobretudo com as Escrituras Sagradas. Se nós nos dedicassemos pra va ler em ser bons imitadores de Deus e daqueles que tem testemunho cristão com certeza estaria a igreja brasileira em melhor nível de espiritualidade.

    Sigamos imitando Aquele que é Dignode Honra e Glóriabem como Seus servos espalhados pelo mundo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Mila!

    Nem preciso comentar nada. Tá tudo muito claro!

    Deus continue te abençoando mais e mais.

    Abraço

    ResponderExcluir