quarta-feira, 15 de junho de 2011

A comida está na mesa!

Você certamente já ouviu essa frase da sua mãe, vó, tia, ou alguém próximo, quando se aproxima a hora de alguma refeição. E, cá pra nós, é uma das melhores horas do dia! ;)

Certa vez, Jesus estava na casa de um fariseu se alimentando de pão, quando um dos convidados falou acerca daquele que comer "pão no reino de Deus". É claro que Jesus o respondeu da sua forma preferida: parábolas!

Parábola dos convidados
(Lucas 14:15-24)


[...] Um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.

Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já está tudo preparado. E todos à uma começaram a escusar-se [negar-se].

Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado [perdoado].

E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado [perdoado].

E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.

E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.

E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.

E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.
________________________________________

A partir dessa estória que foi contada por Jesus para ilustrar um ensinamento (Jesus era criativo ao ensinar, por isso o uso das parábolas!!), podemos tirar algumas lições:

1. Negando a vontade do Senhor

O homem que preparou a ceia representa a atitude de Deus para conosco.

Eu fico imaginando quantas coisas gostosas e apetitosas estavam sendo servidas nesse banquete, o qual, provavelmente foi preparado com muito carinho para os queridos e honrosos convidados.

Mas, para a decepção do senhor, todos se negaram a deliciar-se dos quitutes, e preferiram cuidar dos seus próprios interesses e bens. Coisas que eles obteram e que estavam à sua vista!

Será que se esses convidados tivessem a noção da dimensão desse banquete, eles não deixariam suas coisas em segundo plano para pode degustar daquilo que foi preparado para eles?!

Os bens os quais eles estavam tratando de cuidar, podiam ser enxergados, e os homens sabiam da importância desses. Mas o banquete preparado eles não chegaram a ver, por isso não tiveram interesse em ir.

O mesmo acontece conosco. O Senhor nos prepara constantemente, dia após dia, iguarias deliciosas, e por muitas vezes nós as deixamos escapar porque nossa visão limitada quer somente uma "bolacha" que julgamos apetitosa e que já está em nossas mãos.

Sabe o que o Aurélio nos diz sobre delícia?!
Um dos seus significados é "2. Extrema felicidade", e é justamente isso que Deus nos reserva no seu banquete, basta apenas termos atitudes de fé para rejeitarmos um arroz "unidos-venceremos" (hahaha... essa é véia!) e assentarmos em uma mesa farta.

A cada dia, Deus nos prepara algo extremamente delicioso, para que nós aprendamos a rejeitar o "normal" e viva o novo de Deus, até chegarmos ao maior banquetes de todos, que será na nossa morada eterna.

2. O alimento é para quem aceita

Depois que os convidados de honra rejeitaram o convite feito com tanto respeito, o senhor ficou indignado pela falta de consideração para com ele.

Então resolveu chamar aqueles que realmente estavam precisando de um alimento, e sabia que eles certamente não negariam o convite.

Essa é a nossa realidade: muitos não dão ouvido ao chamado de Deus! Porém, ainda bem que há muitos por aí precisando de um pão, que é a Palavra, a presença do Senhor, a constante companhia do Espírito Santo, e isso é o que sustenta o nosso corpo, mente e espírito.

Quando você rejeita um alimento vindo do céu, você está rejeitando todas essas bençãos divinas que Deus tem pra te dar. Porém, Deus é tão misericordioso que busca o máximo de pessoas para as suas bençãos, porque Ele sabe que o que foi preparado é o que há de melhor pra nós.

Aceite o convite enquanto você é um convidado de honra! Enxergue com os olhos da fé, e veja além de um prato saboroso. Deus tem uma vida plena, repleta de "pratos surpresa" todos os dias, até o dia que degustaremos o melhor de todos os pratos: ver o Senhor face a face durante toda a eternidade.

Bom apetite!

____________________________________________

"E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado."
(Lucas 14:17)

Um comentário:

  1. Oi Mana.. Lindo o seu blog. Sempre com palavras muito edificantes.
    Sempre que posso passo por aqui, mas sempre esqueço de comentar. rs
    Então, quero te dar os parabéns. Continue assim, sendo luz em meio a tantas trevas.
    Beijos

    ResponderExcluir