sábado, 14 de maio de 2011

Quem você é?!


por João Paulo Furtado

Ao longo dos anos nós formamos nosso caráter, nossa personalidade, nossos vínculos pessoais e tentamos escrever nossas histórias. Com isso, muitas vezes tiramos algo que não nos agrada; acabamos aderindo posturas e manias que não nos pertenciam, entramos em grupos de amizades, saímos e logo entramos em outros, mas uma coisa não podemos garantir: quem nós somos de verdade! Podemos até ter uma idéia, mas nunca com total precisão.

Há pessoas que possuem plena convicção de quem realmente são (ou pelo menos pensam que sabem), outros carregam em suas idéias muitas incertezas: de quem são, como vão agir em determinadas situações, ou o que querem para a vida... escolhas e dúvidas que sempre nos rodeiam. Isso se dá pelo processo de formação e transformação do nosso caráter! Até que tenhamos a capacidade de entendermos algo, leva um tempo, e isso propicia um aprendizado contínuo.

Mas como amenizar todas essas dúvidas, se sempre estaremos submetidos a uma formação de caráter?!

É simples: o Senhor Deus pode nos tirar todas essas dúvidas de que decisão tomar, qual caminho seguir, quem nós devemos nos acompanhar, entre outras decisões. É bem certo que não precisa se preocupar, o normal da vida é que, algumas experiências, o próprio Deus deixará que você adquira sozinho, com Ele só observando para que nada fuja do seu controle.

Então, como podemos saber quem realmente somos?

Você já deve ter escutado por aí que nos "apresentamos na real" quando estamos em casa, não é? Mas nós podemos pensar um pouco mais e perceber algo mais profundo que isso; até mesmo na sua casa, para seus pais, marido, esposa e irmãos, você pode se mostrar, ou deixar de mostrar, algo que você é, ou o que você não é, e não faz!

Pois é! Mas há um momento que você chega à sua verdadeira personalidade: quando você está sozinho! É nessa hora que os seus melhores/piores pensamentos chegam, é aí que há vontades horríveis de maldade contra seu próximo, é nesse momento que você faz e age como você gosta de agir, entra em sites, ou inicia conversas que não agradariam nem a seus pais, quanto mais a Deus! É nesses momentos também, que você começa a criar estratégias para ver o mau do seu próximo, tentar destruir sua felicidade, por simples inveja e/ou maldade que há em você.

Mas se você é daqueles que quando chega nessas horas de estar sozinho, ao invés de cair na tentação, você liga o som, ou pega seu instrumento, ou levanta sua voz e começa a adorar ao Senhor, que coisa boa! É essa a melhor hora que Deus escolhe pra falar contigo, porque Ele espera exatamente essa atitude tua: trocar o que é mau, por aquilo que é o melhor, estar na presença de Deus.

Pense nisso! Escolha atitudes, pensamentos, momentos, que seriam para perder tempo com maldade, e use para estar na presença de Deus. Você vai ver o Senhor falar contigo claramente, e com isso, você não vai mais precisar ir a algum culto morrendo de ansiedade esperando o Senhor usar um irmão, ou irmã para falar contigo. Faça esse teste!

Cultive um relacionamento com o Senhor se despindo de qualquer máscara! Ele conhece mais além: o teu interior.

_________________________________________________

Sujeita-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e Ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

(Tiago 4:7-8)

2 comentários:

  1. Interessante reflexão. Fiz uma leitura pessoal a mais dessa parte: "...você começa a criar estratégias para ver o mau do seu próximo..." Acrescentei o "no" além do "do". Transferência de responsabilidade.

    Um musica me veio à mente enquanto lia o desenvolvimento do texto. Ele ilustra bem a idéia do autor. Chama-se Es por Tu Gracia, de Adrián Jesús Romero.

    ResponderExcluir
  2. Ótima colocação, Vinícius!

    "Ver o mal NO seu próximo", isso é algo que acontece constantemente.
    Julgar também é pecado, e todos estamos sujeitos a isso. Portanto, cuidemos para nem ver/desejar o mal ao próximo, nem no próximo!!

    Assim, vamos caminhando na contramão do mundo, fazendo a diferença em todas as áreas da nossa vida, começando de dentro, do interior, do nosso "verdadeiro eu"!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir