sábado, 30 de abril de 2011

"Ser alguém agora é ser twittizado"


O título desta postagem foi extraído de um artigo publicado no Jornal de Hoje (Natal/RN), por Paula Borba, psiquiatra e mestranda em Neuropisiquiatria.

Li esse artigo quando já tinha em mente o tema dessa postagem, e foi um bom "casamento"! Transcrevi grande parte do texto para somar às minhas opiniões. Vejamos:

SER ALGUÉM AGORA É SER TWITTIZADO

Onde estão hoje nossos referenciais? Antigamente tínhamos os nossos pais e o modelo familiar como algo muito valioso em nossa formação de valores. [...]

E hoje em dia, onde está nossa fonte de inspiração?... nosso modelo de pessoa é o nosso vizinho! Observamos qual é o carro dele para termos o nosso, o que o filho dele possui para darmos ao nosso filho, que lugares ele frequenta, que viagens ele faz etc para nos sentirmos alguém no mundo do ter.

E agora ser alguém importante é ser (per) seguido. Seguido por todos que se interessam pelo o que você está fazendo, onde está e com quem, tudo informado pelo moderno Twitter. [...]

Hoje em dia é assim "você já tem twitter? Eu tenho. Quem quiser ser meu seguidor acesse www..." Isso é uma seita? O que é isso de "seguidor" de alguém? Quem é esse alguém que eu vou me guiar? [...]

A tendência de mercado agora é estar disponível todo o tempo descrevendo sua vida? Ah, acho que antigamente prezávamos pela privacidade, agora o chique é falar de tudo e de todos... é Orkut, Facebook e tantos outros que surgirão com o propósito de controlar sua vida e lhe espalhar fama.

Necessita-se agora que sua vida seja interessante a alguém, você precisa ser um referencial, um modelo para o outro. Você precisa se sentir existir... É preciso ser alguém, é preciso ser twittizado. [...]

__________________________

Os aspectos abordados pela escritora do artigo, alcançam apenas uma parte dos utilizadores das redes sociais. Esse grupo, o qual ela atinge com seus comentários críticos, é aquele que usa essas ferramentas para medir seu status social. Eu já vi gente dizendo "menino, as fotos de fulana 'bombam' de comentários", ou "no seu orkut tem tantos depoimentos" ou "tantos amigos"... para essas pessoas isso é sinônimo de popularidade nos meios em que se relacionam, e nem sempre é dessa maneira.

Você já parou para fazer uma checada na sua lista de amigos do Orkut, por exemplo? Eu já, e tive muitas surpresas! Em 20min eu excluí cerca de 90 pessoas, das quais não tenho mais nenhuma relação (trabalharam comigo em algum evento uma única vez, e me adicionou ou eu adicionei - no "fogo de palha"), ou me conhecem de vista, mas quando nos vemos nem se quer nos cumprimentamos com um "Oi!". Que tipo de relacionamento é esse? Só se diz "amigo" via internet? Se as redes sociais também servem para fazer amizades, então que verdadeiramente a façamos, e que não seja somente um amigo a mais na minha página para fazer volume.

Mas focando na ferramenta do Twitter, a seguir, citarei apenas alguns dos que eu já vi:

TWITTER'S ROTEADORES: onde as pessoas postam toda sua trilha do dia: "Indo almoçar no Mangai! Huuum..." [sem apelação de marketing! rs...], "Partindo para o trampo", "Chegando em casa depois de um churras na casa de fulano". E ainda tem o famoso "#Partiu" ou "#Chegou" no fim dos tweets!
TWITTER'S DE ESTADO DE ESPÍRITO: "Dia ruim! #Muito triste", "Hoje eu acordei muito feliz!! #Alegria reina"... Enfim, sem comentários!
TWITTER'S DO TEMPO: "Tarde chuvosa! #Medo", "Quando vai chover nessa cidade, hein? #Calor".
TWITTER'S SUBLIMINARES [mas que todo mundo sabe =P]: bom, não vou fazer nenhuma citação, mas são aqueles que as pessoas, infelizmente, se escondem por trás de uma ferramenta virtual para criticar alguém, e até mesmo soltar "aquela" indireta. Isso se chama medo e é uma atitulde bem feia! Pessoas de bom caráter resolvem seus problemas e indagações "ao vivo e a cores".

Claro que há muitas outras bobalheiras espalhadas por aí e que eu nem cheguei a citar; porém, por incrível que pareça, há um seleto grupo que sabe utilizar as redes sociais, como as empresas, por exemplo, que utilizam como forma de marketing e comunicação.

Também quero deixar registrado que vi POUCOS dos cristãos que conheço, utilizando as ferramentas virtuais que tem em mão para espalhar a palavra do Senhor [poucos, mas vi!]. E é nisso que eu quero chegar! É nessa boa utilização das redes sociais, a qual pode nos trazer muitos bons frutos.

Uma tia minha disse por esses dias que substituiu o famoso provérbio popular "Diga com quem tu andas que eu te direi quem tu és" para: "Mostra-me teu Orkut/Twitter que eu te direi quem tu és". E é a mais pura realidade!

Aproveite o que você tem em mãos, e use pra plantar coisas boas, algo de Deus e que edifique a sua vida e as dos demais que estão em sua rede de amigos virtuais.

Faça com que sua rede lhe "denuncie" como um autêntico cristão, amigo de Deus!

_____________________________________________

"O meu coração ferve com palavras boas."
(Salmo 45:1a)

5 comentários:

  1. Muito boa postagem mesmo. Inteligente, crítica, pertinente e íntegra.

    O primeiro problema é a necessidade de ser notado. Alguém interage comigo nas redes sociais, logo existo.

    O segundo é, como disse a articulista, a migração para a grande rede dos nossos afetos. Como disse meu grande amigo e filósofo Flávio Barros: "nada substitui a experiência do mundo real".

    Ouço falar que há quem compre seguidores no twitter, e vejo pessoas na mídia e pessoalmente clamando para ter mais seguidores, num placebo mental de maior relevância pessoal. Os famosos só faltam chorar por isso, mesmo porque há outros famosos com mais seguidores, melhores carros, vão a melhores lugares...

    Pode parecer que temos pouco alcance, mas espaços como esse seu promovem muito mais edificação do que milhares de twitagens no mar da grande rede. Meus sinceros parabéns e que Deus te abençoe em tudo, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Mila, excelente post!

    Fico muito feliz em ver que pessoas como você ainda têm sobriedade...outros tantos, que antes ERAM nossos amigos reais, agora estão "embriagados" com essa mazela chamada "REDE SOCIAL" que de social não tem nada...se tornaram amigos imaginários ou virtuais...

    São pessoas ÔCAS, vazias, solitárias...e ainda não entendem porque se sentem tão solitárias...como você bem disse, usam as redes para desabafos covardes, sem fitar os nossos olhos...têm medo...covardes...se ESCONDEM atrás dos bytes...tô cansado de gente assim...

    Em Cristo, continuarei amando-os, pois é meu dever...e não é amor fingido...mas, não quero ser amigo de máquinas...

    Resumindo: quero preservar meus amigos reais e verdadeiros...querendo colocar o papo em dia, convido a todos para irem lá em casa...tomar uma café, comer bolacha...teremos o maior prazer em receber a quem desejar...

    Me recuso a cultivar amizades virtuais!

    Deus continue te abençoando. Amamos você.

    Binho & Ruthy

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh...

    Esqueci de comentar: não quero ser hipócrita... eu também estou inserido no twitter...mas, para mim, é apenas uma ferramenta...olhando pelo lado técnico, é uma excelente ferramenta de comunicação...mas, é só!

    Abraços

    Binho

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Binho!

    Infelizmente temos pessoas inseridas em nosso meio cristão que fazem uma má utilização das ferramentas que tem em mãos, e isso é fruto de mente vazia!

    Não tenho twitter, e no momento não me interesso em tê-lo, também não digo que nunca terei porque mais à frente posso querer criar um, mas que eu continue com a mesma consciência: de que eu sou 'luz do mundo', em tudo, nos mínimos detalhes. ;)

    Deus continue os abençoando!
    Binho, Ruthynha, Vinícius, serão sempre bem-vindos =)

    Grande abraço!

    Camila Luna

    ResponderExcluir
  5. Da forma mais bonita, crítica e real, vc postou o que acontece no "mundo" e também na "igreja". Ou seja, coisas bem distintas um dia sendo completamente misturada.
    O que dizemos disso? "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, O QUE É BOM, o que LHE AGRADA e o que é perfeito".
    Conclui-se que além de conformados, "estamos" inseridos. Sendo assim, o mundo invadiu a igreja, ou a igreja invadiu o mundo? ¬¬
    Pensemos...

    Que Deus te abençoe Camila.

    Seu admirador, mais que admirador ;)

    JP

    ResponderExcluir