segunda-feira, 30 de maio de 2011

Imitar é permitido

Calmaê!
Vamos entender esse título... "Imitar é permitido"?!

Pois é, gente! Pode crer que sim!
Na última postagem publicada aqui no blog ("Criando um padrão particular") eu abordei sobre a valorização das características pessoais e peculiaridades de cada um, assim como minha opinião acerca dos modismos constantemente lançados, frutos de um mundo capitalista.

Após uma semana da publicação, mantenho a mesma opinião, porém, hoje eu quero valorizar a imitação!

Não! Não estou com dualismo em minhas concepções.
Hoje quero que você reflita sobre uma passagem bíblica que nos ajudará a entender que tipo de imitação devemos valorizar.

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."
(Efésios 5:1-2)


Então?! Tornou-se claro pra você?!
Esse tipo de imitação é permitido, e foi orientado pelo apóstolo Paulo, o qual foi direcionado pelo Espírito Santo em suas palavras.

Primeiramente, ele orienta que busquemos ser como Deus é, ou seja, santo!
E o próprio Deus orientou a Moisés para que falasse ao povo de Israel que:

"[...] Santos serei, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo."
(Levítico 19:2b)

Deus com certeza não fofoca, não levanta calúnia, não julga, não difama o próximo, não pratica as coisas do mundo, não se envolve em conversas tolas e sujas, não fornica, não adultera, não mata, não rouba, não desrespeita... pelo contrário! Paulo orienta, posterior à primeira frase da passagem, que andemos em amor.

Você precisa 'respirar Deus' para exalar tudo que somente Ele pode proporcionar: amor, alegria, paz, paciência, sabedoria, prudência, domínio próprio, humildade, mansidão... Enfim, santidade!

Mas como eu disse, para isso você precisa RESPIRAR Deus! Para ser santo como Ele é, precisamos estudá-lo.

Para imitarmos algo, procuramos saber como é o 'original'. Com Deus não seria diferente. Estudá-lo significa saber como Ele é, como Ele agiria em determinada situação, o que Ele falaria para determinada pessoa que o magoou, como Deus corresponderia à uma realidade tão cheia de pecado a qual estamos inseridos.


Parece difícil?! Não se você O buscar de todo seu coração.
Com o estudo da Palavra [O Manual! ;)], um coração contrito e desejoso da constante companhia do Espírito Santo, e uma verdadeira vida de adoração a Ele, nós chegamos lá!

Precisamos ter nossa vida baseada nas concepções do Senhor e começar a criar nossas opiniões baseadas nas dEle. A nossa origem é pecaminosa, tendemos sempre a errar, mas tudo fica mais fácil quando estamos firmados na rocha, que é Deus! Eu te convido a renunciarmos nossa carne dia após dia, e cada vez mais chegarmos perto de uma cópia legítima do Senhor!

Não sede santos porque "fulano" ou "sicrano" é santo, mas porque Ele é Santo!!

Essa imitação sim, é divina e faz parte do propósito de Deus pra você!
Ótima semana, santos! ;)
_____________________________________________

"... [Deus] nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor."

(Efésios 1:4)

domingo, 22 de maio de 2011

Criando um padrão particular




O assunto a ser tratado no post de hoje é acerca dos padrões cada vez mais impostos à sociedade moderna, impulsionados pelo capitalismo e consumismo.

Nas últimas duas semanas, tive a oportunidade de visitar algumas igrejas, nas quais o público é composto por jovens em sua grande maioria. Nesses dias, o Senhor me fez refletir sobre a tamanha igualdade da aparência, que tem sido imposta pelos modismos criados e tem atingido o povo de Deus também.


Parei para observar (não serei generalista; quero ressaltar que, em meio aos jovens que observei, haviam aqueles autênticos):

Nas meninas, os cabelos tem o mesmo comprimento, o mesmo corte, as sandálias e sapatos com o mesmo salto, as bolsas com os mesmos tamanhos, a maquiagem com os mesmos tons, assim como as unhas, os brincos bem parecidos, e até a forma de andar é familiar (deve ser pelo tamanho dos saltos! rsrsrs... - nada contra os saltos, mas o modismo deles)!

Nos meninos, as camisetas com as mesmas marcas e até estampas (com diferença nas cores), o tênis com modelos quase iguais, os cabelos penteados parecidos com qualquer 'rapazinho' que dita moda na mídia, e por aí vai!

Nossa! É tudo tão parecido que às vezes eu não consigo diferenciar um(a) do(a) outro(a), a não ser que algum dia eu tivesse a oportunidade de parar pra conversar com alguns desses jovens e eles mostrassem autenticidade em suas personalidades, superando a igualdade de padrão tão visível.

Certo dia li em um blog que, "seguir à risca uma moda ditada é totalmente fora de moda" (http://virtuosissima.blogspot.com). E eu concordo plenamente! Claro que, tem certas coisas que estão à venda no mercado que nos servem, e afinal, precisamos nos vestir, mas sempre lembrando que, nem toda moda é lícita para nós cristãos, ou qualquer pessoa que preze pelo seu corpo e tem respeito por si mesmo.

A moda é uma "jogada" da sociedade capitalista: um dia certa roupa está em voga, em dois meses, por exemplo, já é outra e aquela já não te serve mais. Ela pode está em perfeito estado, mas você não pode ficar de fora da "nova tendência"! Então lá vai comprar, e comprar, e comprar, alimentando esse ciclo de consumismo.

Para ilustrar essa minha fala, vejam no Youtube o vídeo "A origem das coisas" (é dividido em duas partes). É muito interessante e nos ajuda a enxergar essa realidade com outros olhos.

Mas voltando ao meu "turismo" das últimas semanas, na maioria desses dias, eu fui à vontade, confortável, com um único intuito: adorar ao Senhor, apenas! Para isso, eu não queria que nada viesse atrapalhar o meu momento com Deus... nada! Nem dor nas pernas causada pelo salto.

Eu estava fora do padrão?! Sim, estava!
Estava desarrumada?! Tenho plena consciência que não.
Eu me senti totalmente bem, porque eu estava alí para adorar ao Senhor! É isso que nós verdadeiramente devemos nos importar.

Criemos uma consciência de que tudo nessa vida é passageiro! Invista na sua essência, em uma personalidade autenticamente cristã, com valores e princípios baseados na Palavra de Deus. Isso sim é diferente, é o que chama atenção das pessoas.

Deus está interessado no seu caráter! Ele nos dar apenas o que nós precisamos, e isso nos basta.

Abaixo, ponho um vídeo que retrata o deturpado conceito de beleza imposto pela sociedade pobre de personalidade. Trata com as mulheres, mas a lição final vale para todos! ;)

Deus abençoe a todos nós!!

___________________________________________

"E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles."

(Mateus 6:28-29)

sábado, 14 de maio de 2011

Quem você é?!


por João Paulo Furtado

Ao longo dos anos nós formamos nosso caráter, nossa personalidade, nossos vínculos pessoais e tentamos escrever nossas histórias. Com isso, muitas vezes tiramos algo que não nos agrada; acabamos aderindo posturas e manias que não nos pertenciam, entramos em grupos de amizades, saímos e logo entramos em outros, mas uma coisa não podemos garantir: quem nós somos de verdade! Podemos até ter uma idéia, mas nunca com total precisão.

Há pessoas que possuem plena convicção de quem realmente são (ou pelo menos pensam que sabem), outros carregam em suas idéias muitas incertezas: de quem são, como vão agir em determinadas situações, ou o que querem para a vida... escolhas e dúvidas que sempre nos rodeiam. Isso se dá pelo processo de formação e transformação do nosso caráter! Até que tenhamos a capacidade de entendermos algo, leva um tempo, e isso propicia um aprendizado contínuo.

Mas como amenizar todas essas dúvidas, se sempre estaremos submetidos a uma formação de caráter?!

É simples: o Senhor Deus pode nos tirar todas essas dúvidas de que decisão tomar, qual caminho seguir, quem nós devemos nos acompanhar, entre outras decisões. É bem certo que não precisa se preocupar, o normal da vida é que, algumas experiências, o próprio Deus deixará que você adquira sozinho, com Ele só observando para que nada fuja do seu controle.

Então, como podemos saber quem realmente somos?

Você já deve ter escutado por aí que nos "apresentamos na real" quando estamos em casa, não é? Mas nós podemos pensar um pouco mais e perceber algo mais profundo que isso; até mesmo na sua casa, para seus pais, marido, esposa e irmãos, você pode se mostrar, ou deixar de mostrar, algo que você é, ou o que você não é, e não faz!

Pois é! Mas há um momento que você chega à sua verdadeira personalidade: quando você está sozinho! É nessa hora que os seus melhores/piores pensamentos chegam, é aí que há vontades horríveis de maldade contra seu próximo, é nesse momento que você faz e age como você gosta de agir, entra em sites, ou inicia conversas que não agradariam nem a seus pais, quanto mais a Deus! É nesses momentos também, que você começa a criar estratégias para ver o mau do seu próximo, tentar destruir sua felicidade, por simples inveja e/ou maldade que há em você.

Mas se você é daqueles que quando chega nessas horas de estar sozinho, ao invés de cair na tentação, você liga o som, ou pega seu instrumento, ou levanta sua voz e começa a adorar ao Senhor, que coisa boa! É essa a melhor hora que Deus escolhe pra falar contigo, porque Ele espera exatamente essa atitude tua: trocar o que é mau, por aquilo que é o melhor, estar na presença de Deus.

Pense nisso! Escolha atitudes, pensamentos, momentos, que seriam para perder tempo com maldade, e use para estar na presença de Deus. Você vai ver o Senhor falar contigo claramente, e com isso, você não vai mais precisar ir a algum culto morrendo de ansiedade esperando o Senhor usar um irmão, ou irmã para falar contigo. Faça esse teste!

Cultive um relacionamento com o Senhor se despindo de qualquer máscara! Ele conhece mais além: o teu interior.

_________________________________________________

Sujeita-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e Ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

(Tiago 4:7-8)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inveja: se livre desse mal!

Alguns de vocês pode ter lido este título e pensado: "Inveja?! Bom, esse texto não é pra mim!" Mas, como humanos que somos, muitas vezes nós caímos nesse indesejável sentimento, mesmo que por mais sutil que seja.

Te convido a refletir sobre o texto a seguir, o qual foi extraído das notas de estudo da Bíblia da Mulher, Edição Corrigida e Revista, da Editora Atos. Talvez você se recorde de algumas vezes que cometeu a inveja, mesmo que inconscientemente; eu me recordei, mas o que me alegra, é que o Senhor nos perdoa e tem sempre o melhor para nos dar, só precisamos confiar nEle. ;)
______________________________________________

Às vezes tenho inveja dos outros. Como me livrar dessa armadilha?

Creia que Deus o conhece muito bem.

Parece que as pessoas a sua volta tem o que você não possui - condições de trabalho mais favoráveis, uma família melhor, lares superiores. Às vezes, é difícil observar os outros subirem na vida e ficar verdadeiramente felizes por eles.

O segredo é acreditar que Deus o conhece por completo e está cuidando de você, independentemente de como a vida dos outros pareça ser. Quando você sente ciúmes é como se estivesse dando conselho a Deus: "O Senhor deveria me dar isso, Deus. Deveria se certificar de que isso aconteça para mim também!"

Embora algo possa parecer exatamente como você quer, só Deus vê o futuro e sabe o que você precisa. Somente Ele tem condições de saber se as coisas que exige vão lhe trazer benefícios.

Tentar conhecer a Deus, através da lente do ciúme e da inveja é como dizer que Ele não vê o interior de seu coração nem lhe dá o que precisa para se satisfazer na vida. Deus pode ser conhecido e amado, mas também temos que confiar nEle.

__________________________________________

Que a partir de hoje possamos tomar isso para nós e nos alegrarmos com as vitórias do nosso próximo!

_______________________________________

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
(Salmo 73:1)

domingo, 8 de maio de 2011

A mais bela flor! - Especial DIA DAS MÃES

Hoje, como todos sabem, é um dia muito especial: o dia da mulher que nos gerou, nossa mãe! =]


Você algum dia já parou pra perceber o tamanho do cuidado que elas tem por nós?!

Na última sexta-feira, fui em um desses grandes supermercados, e enquanto eu esperava algo que encomendei nas loja de revelação fotográfica, me encaminhei à praça de alimentação. Lá, observei muitas pessoas que passavam de um lado para o outro, mas o que sempre me chamava atenção, eram as mães com seus filhos (crianças, adolescentes...). Cada uma com seu cuidado de acordo com a situação e a faixa etária do filho, mas todas tinha algo em comum: o cuidado!

Há um ditado que diz: "Mãe é tudo igual, só muda de endereço!".
E é a mais pura verdade. Isso se dá porque Deus colocou em cada uma a familiaridade do sentimento de ser mãe, que abarca tantos outros sentimentos bons, e que nos acompanham durante toda a vida na situação de filhos. Não importa a idade que estejamos, mãe é mãe, e ela sempre terá o mesmo sentimento por você, porque ela sabe a importância que você tem, ela te gerou!

Já "caiu sua ficha" de que você não simplesmente "apareceu" no mundo?! Você foi gerado, fez parte do corpo dela durante 9 meses, e se alimentou dos nutrientes desse mesmo corpo durante o tempo que passou lá. No Aurélio, um dos significados para Mãe é: "2. Fonte, origem." Por isso tanto amor por alguém em uma pessoa só.

Claro que há vários tipos de mãe, se eu os fosse citar, passaria um bom tempinho aqui escrevendo. Mas temos sempre que nos lembrar que, todas elas, tem o mesmo cuidado por nós, e foi Deus que o colocou em seus corações.

Proponho que hoje você tire o dia para orar pela sua Mãe, somente por ela, e nada mais! Caso você não veja essa postagem hoje (domingo), temos a semana inteira pra escolher um dia completo de oração em prol da nossa Flor mais bela, aquela que tem nos sustentado com oração durante a nossa vida toda.

Só pra finalizar, quero citar o tema da campanha de oração que se iniciou na Assembléia de Deus de Pirangi, na última sexta-feira (06/05), e durará por mais seis sextas-feiras à frente. Chama-se: "Mães no altar, filhos triunfantes"; consequentemente, o lema dos filhos é: "Sou abençoado, minha mãe ora por mim!". Que presente precioso é a oração das nossas mães!!!! Podemos ver o amor de Deus refletido através de suas vidas.

Deus abençoe aquela que possui amor incondicional.

________________________________________________

"[Deus] Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor."
(Salmo 113:9)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que a vida nos traz?

por João Paulo Furtado

Podemos dizer que a vida nos proporciona diversas situações que nos levam a aprender. Com tal aprendizado, tiramos algumas lições que nos fazem crescer e, consequentemente, mudarmos; são essas mudanças que nos fazem uma nova pessoa a cada experiência vivida.

E como podemos definir essas mudanças?

Exemplos: experiências no trabalho, em relacionamentos, frustrações, decepções com amigos e pessoas que amamos, etc. Com tudo isso, tiramos lições que nos fazem pessoas 'mudadas'.

Mas há uma experiência que nos faz uma pessoa completamente diferente. São as experiências vividas com o Senhor Jesus. Ah! Essas ninguém esquece! Aquele que tem novas experiências com Deus, começa uma vida nova, ou não! Mas é uma coisa tão forte e diferente de tudo que vivemos (e a melhor de todas), que a mudança pode não acontecer, mas aquele momento vivido com o Pai será marcado e jamais esquecido.

Há algumas pessoas que ao ter momentos assim, mudam suas vidas por completo. Há também aquelas que, por falta de fé, nem a esses momentos chegam, e também não procuram chegar.

O que nós vemos nos dias de hoje são pessoas que conhecem a Deus, conhecem o seu poder, são abençoadas (pela misericórdia do Senhor), mas são incrivelmente diferentes do que seria “mudado” por Deus. Não enxergam diante das suas atitudes que há algo de errado; levam a vida a difamar o irmão, a levantar calúnia, a ter inveja, a viver criticando o próximo, possui palavreado impróprio, e em vez de estarem buscando a presença do Senhor, perdem tempo em fazer tudo, menos buscar seu momento com Deus (mesmo que esteja no lugar mais “propício”) e tudo isso, muitas vezes, são pessoas que estão em ministérios na igreja, que estão com a mão na obra... mas carregam em seu coração um engano próprio: acreditam ter uma vida diferente, mas não observam que estão cada vez mais distante de obter uma verdadeira mudança.

E com tudo isso, o que a vida traz? Pois é... a vida nos proporciona o que nós buscamos.

Se você busca algumas dessas coisas que foi citado acima, então pare um tempo e observe o que há de errado na sua vida, em seu ministério, na sua relação com Deus.... pode ser que em alguma área algo esteja “morrendo”, e você ainda não parou pra observar que é fruto do que você plantou em você mesmo.

Pare e busque ao Senhor! Feche seus olhos, sua boca e seus ouvidos, e veja o mover de Deus na sua vida. E tudo que você desejar o Senhor cumprirá em seu coração.

Que Deus vos abençoe!

___________________________________________

João Paulo Furtado é membro da Bola de Neve Church, músico integrante do Ministério de Louvor da Bola de Neve (Natal/RN) e do Ministério Victor Queiroz. [Além de namorado e amigo! rsrsrs... ;)]